• freifranklinofm

4º Encontro Nacional dos Irmãos Leigos Franciscanos das quatro Ordens (OFM, OFMCap, OFMConv e TOR)

No último dia 06 de setembro de 2021, realizou-se o “IV ENCONTRO DE IRMÃOS LEIGOS FRANCISCANOS” tendo a participação das 04 obediências franciscanas ,a saber: OFM (Ordem dos Frades Menores), OFMCap ( Ordem dos Frades Menores Capuchinhos), OFMConv (Ordem dos Frades Menores Conventuais e TOR (Terceira Ordem Reguar). O tema do encontro foi “Portadores de esperança: sinal da bondade e misericórdia de Deus”. Essa temática teve como pano de fundo a pandemia, Fratelli Tutti, relações humanas e redes sociais como também a polarização. O LEMA foi tirado da Encíclica do Papa Francisco Fratelli tuitti: “Quem constrói um muro, acabará escravo dentro dos muros que construiu, sem horizontes” (FT, 27). O encontro por via de regra acontece de dois em dois anos e de forma presencial, no entanto, devido a pandemia acabou sendo realizado de forma virtual. O intuito dessa atividade é se encontrar para vivenciar, celebrar e refletir aquilo que é essencial á vida franciscana, “o Ser irmão”.

O encontro ocorreu somente dia 06 de setembro em três turnos devido aos vários compromissos os frades já haviam assumido nas atividades do 07 de setembro. Vale salientar que os relatos se deram de forma dinâmica e compartilhada, de modo particular os relatos das atividades que os irmãos leigos realizam por todo o Brasil. Um dos fortes acenos nas partilhas e reflexões é a “cultura do clericalismo doentio” vigente nas fraternidades das diferentes obediências que acaba desfigurando a vida fraterna, descaracterizando o carisma franciscano e criando muros que escravizam nossas relações e o próprio rosto de Deus na vida consagrada.

A assessoria do encontro contou com a participação da Moema Miranda, antropóloga leiga da OFS (Ordem Franciscana Secular) e do Pastor Henrique Vieira, da Igreja Batista que de forma lapidar apresentaram alguns desafios do nosso tempo, entre eles, aprender com todos os seres criados e sermos sinal de esperança assim como Jesus Cristo foi ao lado dos pobres.


Frei Patrício Ceretta OFM





38 visualizações0 comentário