OFS

A Instituição

A Ordem Franciscana Secular tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. No início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como irmãos e irmãs da penitencia. O Papa Gregório IX em 20 de maio de 1221 aprova a primeira Regra “Memoriale Propositi” com a primeira denominação Ordem da Penitência. Em 18 de agosto de 1289 o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem” reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco.
No século XVIII a Ordem Terceira foi duramente atingida com a supressão da Ordem decretada por José II, Napoleão e outros. Com a Revolução Francesa os terceiros viram-se fragilizados e pagaram com a própria vida sua fidelidade à Igreja. Na segunda metade de século XIX a Ordem Terceira ressurgiu com nova força, fazendo uso da imprensa e grandes personalidades, e muitos santos. O Papa Leão XIII com a Constituição “Misericors Dei Filius” promulgou uma nova Regra em 1884. Ele colocou na Ordem suas esperanças e preferências e exortou calorosamente que a propagassem por toda a parte, e novamente a Ordem floresceu. Em 1966 a Sagrada Congregação dos Religiosos concedeu a Ordem Terceira a “faculdade de atualizar-se”.

Unificação

No Brasil, a partir de 1972 a OFS foi unificada sob uma única obediência, constituído Conselhos de nível Nacional, Regional e Local. Isto só foi possível graças aos trabalhos incansável de Frei Mateus Hoepers, OFM, que trabalhou pela unificação das obediências e irmão Paulo Machado da Costa e Silva, na elaboração da Regra até a reforma das Constituições Gerais em caráter experimental. O acontecimento máximo da renovação da OFS foi o surgimento da Regra renovada, confirmada por Paulo VI, em 24 de junho de 1978. Esta Regra foi elaborada pelos Franciscanos Seculares de todos os Países, em textos breves, simples, profundamente evangélicos e legitimamente Franciscanos, tendo como característica principal a secularidade. E desde então a Ordem Terceira passou a chamar-se Ordem Franciscana Secular. “amai, estudai e vivei, esta nova Regra” recomendou-nos o Papa João Paulo II.
Hoje a OFS configura-se como uma união orgânica de todas as Fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis católicos (jovens, solteiros, casados). Nelas, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular, são empenhados pela Profissão a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante uma Regra confirmada pela Igreja.
No Brasil, a OFS historicamente está ligada aos Frades da primeira Ordem e abrange todo o território nacional. Ela está organizada em dezesseis Regiões, com cerca de 582 Fraternidades, e aproximadamente 18.000 Franciscanos Seculares em todo o país. No mundo a OFS está presente em 72 países com cerca de 430.000 Franciscanos Seculares Professos e mais de 50.000 inscritos na Juventude Franciscana (JUFRA) presentes em mais de cem países nos cinco continentes:

Europa:
Albânia, Alemanha, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Cazaquistão, Letônia, Lituânia, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, România, Rússia, República Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Hungria.

África:
Angola, África do Sul, Benin, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Chade, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Egito, Eritréia, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurício, Moçambique, Nigéria, Quênia, Ruanda, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

América:
Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Oceania:
Austrália, Nova Zelândia

Ásia:
Coréia, Filipinas, Japão, Hong Kong, Índia, Indonésia, Líbano, Malásia, Paquistão, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan e Vietnam.
A missão da OFS, preferencialmente, atende a família, o mundo do trabalho, a promoção da justiça, defesa da ecologia e a inserção nas pastorais. É uma escola de cidadania, de santidade e um celeiro de vocações religiosas e sacerdotais.
Por sua vez, a formação de um franciscano secular compreende de um período de iniciação, de formação inicial e a formação permanente.
“É a probeza que no tem constituído herdeiros e reis do Reino dos Céu e não as falsas riquezas.” (S. Francisco de Assis)

O Carisma

Cristo: é o centro da Fraternidade. É ele que nos reúne e nos faz sentir irmãos, levando-nos a nos amar como irmãos.
Evangelho: no Evangelho, a fraternidade encontra a pessoa de Cristo e sua Palavra. O modo concreto para viver o Evangelho é passar do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho (Regra 4)
Francisco: é o modelo que nos ensina como fazer do Cristo o centro de nossa vida, imitando sua vida e vivendo a sua Palavra.
Fraternidades Regionais
Viver em Fraternidade é cultivar o espírito fraterno. Na fraternidade, o importante é o irmão. “A Ordem Franciscana Secular se articula em fraternidades de vários níveis” com o fim de promover, de forma ordenada, a união e a colaboração mútua entre os irmãos (CCGG 28.2). Buscando estar mais próximas, se organiza nas Regiões por áreas.
A função das Fraternidades Regionais é de coordenar, animar e conduzir a OFS em nível regional, está organizada territorialmente em Áreas, que se agrupam e são distribuídas:

ÁREA NORTE
Norte 1: Amazonas, Roraima e Acre
Norte 2: Pará Leste e Amapá
Norte 3: Pará Oeste

ÁREA NORDESTE “A”
Nordeste A1: Maranhão
Nordeste A2: Ceará e Piauí

ÁREA NORDESTE “B”
Nordeste B1: Paraíba e Rio Grande do Norte
Nordeste B2: Pernambuco e Alagoas
Nordeste B2: Bahia e Sergipe

ÁREA CENTRO-OESTE
Centro: Distrito Federal, Goiás e Tocantins
Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia

ÁREA SUDESTE
Sudeste 1: Minas Gerais
Sudeste 2: Rio de Janeiro e Espírito Santo
Sudeste 3: São Paulo

ÁREA SUL
Sul 1: Paraná
Sul 2: Santa Catarina
Sul 3: Rio Grande do Sul

Caso não conste o nome de uma localidade mais próxima da sua, (clique aqui) e entre em contato com a OFS para obter mais informações, inclusive como pode ser criada uma nova fraternidade local em sua comunidade. Você que já é franciscano secular informe também alguma eventual inconsistência de dados, assim como sugestões, para o e-mail webmasterAT ofs.org.br. (coloque @ no lugar de AT).

Quero ser Franciscano
Como tornar-se franciscano/a secular?
É simples: entre em contato (clique aqui), informando o seu nome completo, e-mail, endereço postal e, opcionalmente, seu telefone de contato. A OFS retornará uma mensagem com todas as orientações necessárias assim como informará o endereço da Fraternidade Franciscana mais próxima, caso exista, onde você poderá fazer uma visita, conhecer os seus novos irmãos e matar todas as curiosidades para tornar-se franciscano/a secular (leigo/a casado/a ou solteiro/a) e praticar um jeito diferente de evangelizar a si próprio/a, a sua família e os irmãos e irmãs do seu convívio. Clique aqui e veja onde a OFS está presente aqui no Brasil!

Eis as nossas coordenadas:

Ordem Franciscana Secular do Brasil
Largo da Carioca, s/nº – Centro
20050-020 Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Fone: 55 (21) 2240-4565
E-mail: pazebem@ofs.org.br

Ou acesse: www.ofs.org.br

“Um ser humano vale o que ele é aos olhos de Deus e nada mais.”
(S.Francisco de Assis)

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário