HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DO MOSTEIRO DE SÃO DAMIÃO
PORTO ALEGRE-RS – BRASIL
Mosteiro São DamiãoO Mosteiro de São Damião foi fundado diretamente pelo Mosteiro de Bethlém, de Gand, na Bélgica (Mosteiro fundado por Santa Coleta em 1442 e no qual ela faleceu em 1447), do qual procediam duas religiosas: Irmã Maria Josefa, abadessa e Irmã Maria Coleta; recebeu a colaboração dos Mosteiros de Termonde: Irmã Maria Felipa; e de Ecklo: Irmã Maria Francisca, todos pertencentes … Federação Santa Clara-Coleta (Bélgica). A essa Federação, a nova fundação ficou vinculada sob o título de “casa missionária”.
Partindo da Bélgica, em 16 de julho de 1953, no decorrer do ano jubilar em que se comemorava o Sétimo Centenário da morte de Santa Clara, as quatro “irmãs missionárias” pernoitaram no Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, no Rio de Janeiro. Chegando em Porto Alegre, no dia 18 do mesmo mês, ficaram hospedadas no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, das Irmãs Franciscanas, de modo que podiam orientar a adaptação do prédio que, temporariamente, lhes serviria de mosteiro, aproveitando também esse período para a aprendizagem da língua, dos usos e costumes do país que as recebia.
A inauguração oficial teve lugar aos 30 de agosto do mesmo ano e foi presidida pelo Cardeal Dom Vicente Scherer, então Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre.
O Mosteiro ficou sob a jurisdição dos Frades Menores, inicialmente pertencendo à Província de Santa Cruz (Minas Gerais) e, mais tarde, foi incorporada à Custódia (hoje Província) de São Francisco de Assis, instalada em 1966.
As Irmãs Clarissas receberam sempre valiosa assistência dos Frades Menores, seja no plano material, pelo empenho e atividade desenvolvidos em favor da fundação do Mosteiro, instalação da Comunidade, aquisição do prédio, planejamento e construção do Mosteiro e Capela cuja pedra fundamental foi lançada aos 23 de dezembro de 1956; seja no plano espiritual, pelo desempenho fraternal das diferentes funções de Capelães, conferencistas, confessores, pregadores de retiro, professores de canto gregoriano, liturgia, filosofia, teologia, franciscanismo e outras disciplinas apropriadas … cultura das irmãs.
Atualmente a comunidade consta de 7 membros.
TRABALHOS ASSUMIDOS PELA COMUNIDADE
Image5Além dos trabalhos domésticos de que todas participam, a comunidade executa trabalhos que contribuem para a manutenção do mosteiro. Dá-se preferência para os que se relacionam ao culto: confecção de paramentos, de túnicas e estolas bordadas e aplicadas, cíngulos, toalhas de altar, corporais, sanguíneos, manustérgios; terços, cartões, lavagem de roupas de igrejas e outros.
Ser Clarissa Hoje
Como há 8 séculos na pequenina cidadezinha de Assis uma jovem de 18 anos se encantou pela vida de seguimento de Jesus Cristo Pobre e Crucificado, hoje o mesmo Jesus continua a convidar muitas jovens para viver desta mesma forma.
Em Porto Alegre, está presente este Carisma que desde 1195 Deus colocou no coração de Clara. Há um mosteiro situado à Rua Vicente da Fontoura, 498, que busca trazer para hoje este Carisma.
Ali se vive uma vida de clausura para melhor respirar o ambiente de profunda contemplação, que está presente em todos os momentos da vida das Irmãs, com destaque à Eucaristia que é o principal centro de busca de comunhão com o Senhor, e às horas de oração do Ofício Divino que rezam em nome da Igreja e de toda a humanidade em sete momentos, durante o dia e parte da noite.
O silêncio é a nota dominante para poder escutar melhor a fala de Deus em cada coração, e este é regido pelas belas palavras de Santa Clara em sua Regra:
“Às irmãs é permitido falar em qualquer lugar o necessário em voz baixa e poucas palavras” (Regra, V,2-4).
O trabalho, útil para o crescimento e integração pessoal e como meio de sustento, é realizado de várias formas desde os caseiros necessários para uma sã moradia das irmãs até os mais especializados como confecção das alfaias ou vestuários para os Sacerdotes usarem nas celebrações da Santa Missa.
A Formação das irmãs é feita através de estudos particulares e em comunidade, os quais dizem respeito a nossa Forma de Vida, bem como também à Bíblia e Documentos da Igreja, quase sempre desenvolvidos em palestras ministradas por professores religiosos da ordem franciscana.
Vivem numa alegre vida fraterna e têm diariamente o recreio comunitário para descontrair-se e partilhar as alegrias e experiências de cada uma, tanto espirituais como dos trabalhos. Além disso, promovem-se jogos diversos e outras formas de recreações.
Se você, que lê esta página, sentir que Deus lhe chama a viver assim como Clara nos dias de hoje, e não tiver mais de 40 anos, venha visitar-nos para um contato mais próximo e mútuo conhecimento.
De coração aberto lhe esperamos, apenas pedimos que se comunique conosco sobre a data de fazê-lo.
Com abraço e orações.

Madre Maria Francisca OSCIrmã

Os dados de contato com o mosteiro são:
Telefone: 32234464
E-mail: clarissaspoa@gmail.com

Os horários das Santas Missas São:
Durante a semana: às 18 horas
Aos domingos: 17 horas

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário